quarta-feira, 2 de março de 2011

Bullying

Bullying
Oque é?
Como ocorre?
Bullying ;é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
É  mencionada,em primeiro lugar,em sua lista sobre as violências,a discriminação que acontece nas escolas ou faculdades.  Não é possível considerar essa indicação ----encabeçando a lista das violências---arbitrária,aleatória ou fruto do acaso.
  Para os alunos,é a violência que aconteçe estruturalmente nas instituições,em seu exercicio de excluir,de criar aqueles que fracassarão,que serão ‘’despejados’’..’’Ele é pobre mesmo,não precisa de estudo.’’’’É favelado,não tem família...não tem futuro.’’Essas são as condenações precoces que a escola faz,a discriminação acontece com aqueles que moram em determinados lugares,que têm determinado tipo fisico,que exercem(ou pertencem a famílias)determinadas profissões,que vêm de determinada região do país,escolhem determinada opção sexual,etc.
O que podemos fazer?quem, senão a pratica educativa nas escolas,pode realizar de maneira intensa o direito humano que nos diz que toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade,de fruir das artes e de fazer parte do progresso científico e de seus benefícios? Este é o objetivo central da escola:possibilitar  o acesso aos bens científicos e culturais produzidos pela humanidade.Igualmente,é nessas práticas que conquistamos o exercício da liberdade de expressão,do acesso a informação que possibilite o usufruto dos direitos civis e políticos,dos direitos sociais e econômicos.Lembrando ,sempre que cada um desses direitos implica seu dever.
 A Matemática da violência
‘’ o estudo realizado pelo DEPEN indica que a população carcerária brasileira é hoje de 240.203 presos,oque significa que,no país,há 141 detentos por cada grupo de 100 mil habitantes.(...) São Paulo é o estado com o maior numero de presos,99.026.’’ (Folha de S.Paulo,14 fev.2004,c6).
 ‘’Desemprego alavanca roubos no tâsito.’’A reportagem diz:’’(...)numa escala de 0 a 100,é possivel afirmar que o desemprego explica 85% da variação dos ataques em carros ,80% da oscilação dos casos em ônibus e 74% dos altos e baixos dos assaltos a pedestres’’   (Folha de S.Paulo,p.c1,citando a pesquisa do IBGE,4 abr.2004)

0 comentários:

Postar um comentário