segunda-feira, 23 de abril de 2012

FENET completa um ano de Luta em defesa da Educação.

  Foi no ENET( Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas ) do 23 de Abril de 2011, onde  estudantes de diversas escolas técnicas de todo o pais, fundaram a Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas (FENET).
  A FENET se tornou no último ano a principal entidade do pais que luta por um ensino técnico e de qualidade, levantando vairas bandeiras de luta dos estudantes , se tornando assim a principal liderança do pais nesta luta.
  O Gremio do CIEP-320 esteve presente na fundação desta tão importante entidade,que junto com a AERJ tem feito muita luta no estado do Rio de Janeiro
.

"  Não só na luta de rua e cotidiana a FENET construiu, com menos de 30 dias de existência, nos reunimos com o ministro da educação e entregamos uma carta de reivindicação dos estudantes, pautou a necessidade do investimento na educação, a construção de novos Institutos Federais, de ampliação do Plano Nacional de Assistência Estudantil. (Confira a carta:http://fenetbrasil.blogspot.com.br/p/carta-oficial-da-fenet.html)
  Rapidamente a FENET já estava conhecida em vários cantos do Brasil; seus diretores, colaboradores e entidades que constróem a FENET, não mediram esforços em fortalecer a entidade, em construir plenárias, debates, manifestações de ruas e até uma greve de estudantes no ABC de São Paulo junto da ARES-ABC; criou e fortaleceu grêmios estudantis nesse um ano de luta.
  Participou do Encontro de Mulheres, Conselho Nacional de Entidades Gerais e Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, onde sempre se posicionou a favor da tese de oposição, REBELE-SE na UBES.
Iniciou a luta contra o corte dos Jogos das Instituições Federais e denunciou que os jogos estavam sendo cortados por falta de verba, porém existia dinheiro indo para o pagamento da dívida pública.
  Foi convidada para participar de centenas de debates, seminários, inclusive foi convidada para ser uma das participantes do Instituto de Pesquisa em Educação - MG. Foi à Brasília participar da audiência pública sobre o PRONATEC, onde se posicionou contrariamente esse programa que privatiza a educação (Entenda mais sobre o Pronatec http://fenetbrasil.blogspot.com.br/2011/12/nota-oficial-da-fenet-sobre-o-pronatec.html)   e ainda após tantas denúncias retirou da mesa o ex secretário de educação do Maranhão, dep. Gastão (PMDB). Acampou em frente à Secretaria de Educação no Rio de Janeiro junto os professores, foi até Pinheirinho durante o massacre se solidarizar com os moradores, construiu junto da UESB a Federação dos Estudantes Paraenses do Ensino Técnico que hoje organiza diversas lutas em todo o Pará " (Blog da FENET)

A FENET comemora um ano de fundação, e já convida todos para seu encontro, em Petrolina-PE, as margens do Rio São Francisco.

0 comentários:

Postar um comentário