segunda-feira, 28 de março de 2011

Reciclagem

                    Reciclagem

O meio ambiente é algo fundamental em nossas vidas, consiste no lugar onde vivemos e por isso deve ser preservado. Os lixos são dejetos que podem prejudicar o meio ambiente, o seu acumulo torna as enchentes mais intensas e também pode prejudicar a vida de todos os seres humanos.
Para reduzir a quantidade de lixos e assim não contribui com os problemas ambientais, temos que investir na reciclagem. Esse processo é de reaproveitar a matéria, empregando novos tipos de uso para matérias como plástico, papel e alumínio.
Há pessoas que sobrevivem da reciclagem, elas passam em casa em casa para recolher o material e posteriormente vender. A coleta seletiva é importante para o bem estar do meio ambiente, então tenha o hábito de selecionar o seu lixo antes de depositá-lo em um latão qualquer.
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais – que representam em torno de 40% do lixo doméstico – reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

Seja cidadão. Jogue lixo na
lixeira!

É comum avistar uma pessoa jogando lixo no chão. Todos os dias centenas de papéis, palitos, latas, chicletes, pontas de cigarro e outros produtos são jogados nas ruas.
Todos sabem que essa atitude traz sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Mas, mesmo assim, muitos insistem em praticá-la. Não basta se dizer e se achar cidadão, é necessário agir como cidadão. Cidadão não joga lixo na rua, não jogo lixo em rios ou em qualquer outro lugar. Lugar de lixo é na lixeira! Tenho um questionamento a fazer. A pessoa que joga uma embalagem de picolé no chão também o faz em casa, no chão do quarto? Acredito que não. O problema é que a maioria das pessoas parece deixar a educação dada pelos pais em casa e acham que a rua é terra de ninguém. Mais aí está o “x” da questão. A rua é sua, é minha, é nossa!





Matéria original:Amanda

1 comentários:

Anônimo disse...
2 de abril de 2011 às 18:56

Se todos tivessem "consciência "certamente não teria tantas enchentes.

Postar um comentário